[FUG-BR] Como desligar um HD por software [RESOLVIDO]

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Terça Novembro 3 10:50:54 BRST 2009

2009/11/2 Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com>:

> Graaande Mr. Bits!!
>
> Pior que eu já tinha olhado esse cara mas como tinha raid pra cá e
> raid pra lá não dei muita importância e passei batido. Acabei de
> testar e funcionou:
>
> ad1: Idle, spin down (Você adivinhou até o drive!!)
> ad1: drive spun down.
>
> mexendo nele:
>
> ad1: request while spun down, starting.
>
> Ocioso por 10s:
>
> ad1: Idle, spin down
> drive spun down.

Agora vi uma coisa estranha aqui, fui ver a temperadura dos discos:

- Disco Principal, positivo e operante:
194 Temperature_Celsius     0x0022   037   049   000    Old_age
Always       -       37

- Disco de Backup, ainda em spin down:
194 Temperature_Celsius     0x0022   042   064   000    Old_age
Always       -       42 (máximo 64°C!!!)

A motherboard está a 25°C e o processador a 39°C. O dvd em cima dele
está ocioso também e o disco principal está uma baia abaixo.

O disco em spindown não deveria esfriar já que estaria com o prato
parado? 42° é mais quente que o processador!!

Alguns dados do disco:

Model Family:     Seagate Barracuda 7200.7 and 7200.7 Plus family
Device Model:     ST340014A
ATA Version is:   6
ATA Standard is:  ATA/ATAPI-6 T13 1410D revision 2
SMART support is: Enabled
SMART capabilities:            (0x0003) Saves SMART data before entering
                                        power-saving mode.

Imagino que se ele salva os dados antes do power-saving é porque
suporta power-saving né :-p

Aqui tem algumas coisas esquisitas também porque nos testes ele
informava spin up/down:
  3 Spin_Up_Time            0x0003   098   098   000    Pre-fail
Always       -       0
 10 Spin_Retry_Count        0x0013   100   100   097    Pre-fail
Always       -       0

Alguma luz?

[]´s