[FUG-BR] RES: RES: php-gd - como atualizar?

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Domingo Novembro 8 17:57:47 BRST 2009

2009/11/7 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>:

> Putz, nem fale!
> Imagine um cliente ligando e pedindo para "habilitar o módulo json do php",
> que não havia sido compilado em um servidor com vários domínios hospedados.
> =/
>
> Você precisa atualizar o php... depois precisa atualizar todos os módulos
> que já estavam instalados... e só depois compilar e instalar o módulo que o
> cliente pediu.

Deixe sua árvore do jeito que estava quando foi instalado o php,
assim você pode instalar o módulo daquela versão, atualize a árvore
quando for atualizar os pacotes.

Dá pra voltar a árvore para uma data específica com o cvsup usando
em modo checkout, com isso você voltaria a sua árvore.

E agora a terceira solução, você vai até o cvsweb [1] e olha quando o
php5 ainda estava na versão que você queria, por exemplo, 4 meses
atrás, aí você executa:

# env CVS_RSH=ssh \
   cvs -d anoncvs at anoncvs1.FreeBSD.org:/home/ncvs \
   -D "4 months ago" \
   checkout ports/lang/php5 ports/graphics/php5-gd

# cd ports/graphics/php5-gd
# make install clean

Feito.

Essa é a mágica do ports, *flexibilidade*, dá pra se fazer de tudo.

[1] - http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/ports/lang/php5/Makefile

--
Renato Botelho