[FUG-BR] Dell + ESXi + FreeBSD

Guilherme Lacerda lacerdaguilherme em gmail.com
Terça Novembro 10 11:47:13 BRST 2009

Ola Welkson,

    Uso ESXi 3.5 e 4 com VMs FreeBSD (32 e 64 bits) e o desempenho é
muito bom. Lembre-se que para aproveitar o máximo do SO, deve-se
instalar o VM Tools (uso o que tem no ESXi tranquilamente) e fazer uma
pequena "tunagem" (escolher placa de rede, frequencia la no loader,
mexer no sysctl em alguns casos, colocar muitos nucleos para uma mesma
VM).
    Normalmente, o que estraga a performance é a sobrecarga do
servidor físico. Por exemplo, colocar varias VMs que usam bastante o
disco numa mesma máquina física, arrays lentos, meter muita máquina
virtual, coisas deste tipo   :-)

    No ESX tem uns agentes extra. Creio que tenha como colocar algum
para pegar infos da Dell/OpenManage. Até onde sei, no ESXi não tem
nada disto. Outra coisa: na versão 4 do ESXi, tem uma customização
para a Dell. Pelo que testei, la no client, tu consegue pegar mais
dados do servidor físico. Não notei diferença de performance em usar
ESXi customizado para Dell em relação ao sem customização.

[]'s

Guilherme