[FUG-BR] Placas Gigabit

Nilson nilson em forge.com.br
Domingo Novembro 22 16:06:58 BRST 2009

2009/11/22 Celso Viana <celso.vianna at gmail.com>:
> All,
>
> Pegando carona na thread.... a conectividade entre dois pontos com
> quase 100 metros está muito ruim (inutilizável); não sei se quando
> passaram o cabo fizeram caca ou se o switch ou alguma placa de rede
> estão doidões... enfim: preciso resolver esse problema... primeiro
> estou pensando em colocar 2 máquinas nas pontas desse cabo (crossover)
> e fazer um download/upload e ver o resultado... isso é suficiente?
> sugerem mais alguma coisa (iperf, netperf, etc...)?
>
> Sugestões são muito bem vindas.
>
> Thanks!!!
> [...]

Testador de cabos decente, custa uma nota preta, mas existem várias
formas de você tentar melhorar isso, e acredito que algumas surtirão
efeitos.

Eu começaria dando uma fuçada no netstat:
[root at fwbsd8 ~]# netstat -I em0 -d -h
Name    Mtu Network       Address              Ipkts Ierrs    Opkts
Oerrs  Coll Drop
em0    1500 <Link#1>      00:0c:29:9a:38:ac      50K     0      36K
 0     0    0
em0    1500 10.1.1.0      10.1.1.102             40K     -      36K
 -     -    -

Dependendo de como for a estrutura física você vai poder concluir várias
coisas, se você tiver um valor de I/Opkts muito mais alto no Link (camada2)
do que na camada 3 e/ou a outra ponta desse cabo estiver num HUB,
já podes começar arrumando uma solução para barrar esse trafego
broadcast de ethernet que só está atolando teu cabo problemático.

Se estiver com muitos erros, e links down & up nos logs, uma boa
é fixar a velocidade do link nas duas pontas, quanto menor a velocidade
do link menor a chance de erros de transmissão. Independente disso,
sugiro refazer as duas pontas, vai que um zé mané fez daquele jeitinho
brasileiro só pra acender as luzinhas né? Use os padrão T568A&B,
eles existem por uma boa razão.

Bem, acho que minha empolgação já vai te um começo pra mitigar
esse problema. Um trafshow/tcpdump pra ver o que está passando
também vai ajudar se o grande problema não forem os erros. E
acabei de lembrar que tudo isso que eu escrevi só terá uma boa
aplicabilidade se uma das pontas for um BSD ou outro unix. Se
não for esse o caso, seria uma boa colocar um BSD fazendo
bridge numa dessas pontas, assim vc poderia mitigar o
trafego numa boa mesmo não tendo um super switch gerenciável
de mais 10k dolletas.

[]s
Nilson