[FUG-BR] FreeBSD 8.0 Release

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Novembro 24 08:19:30 BRST 2009

2009/11/24 Pablo Sánchez <phackwer at gmail.com>:

[skip]

> 4 - Placa de som configurada
> A placa de som é a coisa mais simples do mundo de ser configurada, só
> que por não ser algo "automático" como nos Linux, muita gente acha que
> FreeBSD não tem suporte para som (em que mundo vivemos?!). Abra um
> terminal (você provavelmente ainda está no modo texto, então, só faça
> login como root) e edite o arquivo /boot/loader.conf acrescentando as
> linhas:
> snd_driver_load="YES"

Colocar a linha snd_driver_load="YES" no seu loader.conf faz com que
*todos* os drivers de som sejam carregados, pode dar um kldstat pra
conferir.

O mais correto é, na execução do sistema, execute o

# kldload snd_driver

Ele irá carregar todos, então execute:

# cat /dev/sndstat

você verá uma saída como essa:

FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2009061500/i386)
Installed devices:
pcm0: <VIA VT8237> at io 0xc000 irq 22 kld snd_via8233 [MPSAFE]
(5p:1v/1r:1v channels duplex default)

Nesse caso, o meu som roda com o snd_via8233, então eu adiciono
a seguinte linha ao loader.conf

snd_via8233_load="YES"

E assim apenas o driver que eu necessito é carregado.

Meus $0,02
--
Renato Botelho