[FUG-BR] FreeBSD 8.0 Release

Luiz Gustavo luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Terça Novembro 24 09:10:54 BRST 2009

Renato Botelho wrote:
> 2009/11/24 Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com>:
>
> [skip]

> Colocar a linha snd_driver_load="YES" no seu loader.conf faz com que
> *todos* os drivers de som sejam carregados, pode dar um kldstat pra
> conferir.
>
> O mais correto é, na execução do sistema, execute o
>
> # kldload snd_driver
>
> Ele irá carregar todos, então execute:
>
> # cat /dev/sndstat
>
> você verá uma saída como essa:
>
> FreeBSD Audio Driver (newpcm: 32bit 2009061500/i386)
> Installed devices:
> [...]

Uma outra pedida é instalar o OSS via ports, para o meu caso aqui eu
tive um desempenho melhor com o som usando o OSS do ports.

freekazoide# cd /usr/ports/audio/oss/
freekazoide# cat pkg-descr
Open Sound System for FreeBSD is a audio subsystem that provides
a cross platform audio and MIDI API with device drivers for most
consumer and professional PCI and USB audio devices.

WWW:	http://opensound.com/

dai é só colocar oss_enable="YES" no rc.conf e pronto, ele já
auto-detecta a sua placa e configura o som.

dai existe o ossxmix que é um mix para o X você ajustar o volume e
outras coisitas mais... além de proporcionar volume separado por
aplicação, bem bacana.

não esqueça de retirar o load_snd_blabla do /boot/loader;conf

abraços

--
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)