[FUG-BR] Erro de inicialização com TinyBSD

Quarta Novembro 25 12:38:03 BRST 2009

Luis Barcellos escreveu:
> [...]
> conteúdo do /etc/rc no tinybsd.basefiles? O que mais tenho em informar no
> tinybsd.basefiles?
>
> Desde já agradeço pela ajuda
> Luis barcellos
>
> cat ~/.tinybsd.quark.luisbarcellos
> # written by tinybsd Wed Nov 25 09:03:12 BRST 2009
> SECTUNIT=1949472
> TRACKCYL=64
> SECTRACK=32
> CONF=firewall
> MFSROOT=NO
> IMG=tinybsd.bin
>
> quark# grep "[[:digit:]]:" /usr/src/UPDATING | head -1

É o seguinte, popular o /etc/ e outras etapas, o TinyBSD confia no
framework da base do FreeBSD e faz exatamente como o proprio FreeBSD
faz, trocando apenas o DESTDIR:

create_etc() {
        cd /usr/src/etc/sendmail/
        make freebsd.cf freebsd.submit.cf

        cd /usr/src/etc/
        mkdir -p ${WORKDIR}/var/named/etc/namedb
        make distribution DESTDIR=${WORKDIR}
}

Então se essa etapa esta falhando, é provavelmente alguma inconsistência
no seu /usr/src.

Vi pelo seu grep que voce nao esta com src atualizado. Sincronize-o com
cvsup pra garantir não apenas que é o mais recente como também que esta
integro.

Rode o tinybsd em modo -batch e jogue stdout e stderr pra um arquivo
(>/tmp/tiny.out 2>&1 no /bin/sh ou >&/tmp/tiny no /bin/csh) e olhe os
logs pra saber o que motivou a falha nesse processo, caso queira tentar
de novo antes de atualizar.

No tinybsd.basefiles vai só binarios de userland, o /etc/ todo depende
da função acima e o tinybsd.basefiles não é usado.

De qualquer forma isso merece uma correção no TinyBSD. Vou colocar um ||
exit 1 no:

	make distribution DESTDIR=${WORKDIR} || exit 1

Como temos na função make_kernel() pra garantir que se esse processo
falhar a gente interrompe a criação do tiny. Se quiser pode editar o
/usr/src/tools/tools/tinybsd/tinybsd e ja colocar isso ai.