[FUG-BR] problemas com acesso via ssh

Eduardo Lemos de Sa edulsa em quimica.ufpr.br
Quinta Novembro 26 13:53:30 BRST 2009

Caríssimos

Uso o openssh há muito tempo e, considero-me um conhecedor razoável de seu
funcionamento, porém estou ficando quase maluco com a implementação que
foi dada ao openssh (instalado a partir do
/usr/ports/security/openssh-portable) no FreeBSD-8-RC3: eu consigo fazer o
acesso, mas definitivamente ele rejeita a minha autenticação hostbased.
Como a máquina é um nó para cálculo, é impossível para o usuário ficar
digitando a passphrase a cada etapa do processamento do job.

Uma solução, que eu estou usando por enquanto é baseada no par ssh-agent
$SHELL / ssh-add .ssh/identity (em seguida, a digitação da passphrase é
pedida uma única vez). É claro que se trata de um paleativo e não algo
definitivo.

Como a versão do openssh-portable (5.2.p1_2,1) está marcada como
broken,trouxe da 5.3p1 do site da openssh, compilei (./configure && make
&& make install) sem problemas, coloquei o daemon no ar, mas o problema da
autenticação hostbased continua.

Um detalhe interessante é que um ssh (da máquina que está rodando o
FreeBSD-8RC3) para um FreeBSD-7.2 funciona perfeitamente e autenticação
por host ocorre sem problemas. Por favor, alguma idéia?

Um abraço

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa