[FUG-BR] HDD Problemático...

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sexta Novembro 27 00:07:29 BRST 2009

2009/11/26 Rudinei Dias <rudinei.dias em gmail.com>:
> Olá.
>
> Estou com um freebsd 7.0 que começou a apresentar alguns problemas de disco.
> Um HDD SATA2 500GB Samsung.

Tive problemas com discos recentemente, e olha, 500G é coisa demais
pra se dar ao luxo de perder...

> Com a ferramenta da samsung  apresentou, pelo SMART, comprometimento do HD
> exigindo um formatação LOW LEVEL

Pelo pouco que sei de discos já faz alguns anos que não se faz mais
isso, desde a época que eles se chamavem winchesters... mas posso
estar enganado...

> Efetuei (3 longas horas) e não passa dos 85%. Entrei em contato com uma
> assistência, que recomendou fazer um format (isso mesmo, format C, hehe)
> embora explicando que não era o sisop de uso.

Típico.

> Na surpresa o format completo não apresentou nenhum problema, nem bad block,
> embora sabendo que o soft da microsoft não mostra efetivamente o que fez.

Esse tipo de formatação não verifica o disco, apenas prepara ele para
o uso, o que na prática é apenas cuidar que exitam o Magic Numbers e
as tabelas de alocação, por isso é rápido :-) só confio em formatação
que demora, e ainda olha lá...

> Bem então fiz via linux, removi partição, criei, formatei ntfs, etc.
> Efetuei novamente a formatação low level, e desta vez foi a 86.9%,
> apresentando outro LBA.
> Obviamente, perdi a confiança no disco. Encomendei outro.

Pelo que andei testando no meu, se vc tentar gravar um setor e der
falha o disco troca ele pra você de forma transparente e isso aparece
no smart no atributo "5 Reallocated_Sector_Ct", se por acaso ele tiver
dificuldade em ler um setor aparece em "197 Current_Pending_Sector",
de qualquer forma o disco mascara isso por conta própria, o SO nem
fica sabendo, vc sabe porque perguntou diretamente ao disco.

> [...]
> freebsd lida com esses problemas, porque só encontrei algo direcionado a
> discos IDE e SCSI, sobre freebsd 3 na documentação oficial.
>
>    "Até a versão 3.0, o FreeBSD tinha um utilitário chamado bad144, que
> automaticamente remapeava os bad blocks. Atualmente, os discos IDE modernos
> são capazes de fazer isso sozinhos, portanto o bad144 foi retirado da árvore
> do FreeBSD. Se sua intenção é instalar o FreeBSD 3.0 ou alguma versão mais
> recente, nós sinceramente aconselhamos que você compre um novo disco. Se
> você não quer comprar um disco novo, então use o FreeBSD 2.X."

Não adianta o sistema ficar correndo atrás de erros que o disco não
informa, para discos novos (de 10Gb pra cima) esqueça isso.

> Há como fazer com que um freebsd 7/8 marque os badblocks permitindo o uso da
> parte não afetada?

O problema é que nos discos modernos essa tarefa não é mais do SO
porque o próprio disco se encarrega de corrigir isso, fique de olho
nos parâmetros, qualquer deles que indiquem algo no campo
"WHEN_FAILED", ou que o campo "WORST" esteja mais perto de "THRESH"
que de "VALUE",  ou se se começarem a aumentar estranhamente em
comparação com outros discos, pode considerar certa a perda eventual
de dados, o pior dessa história é o disco dizer que recuperou o setor
e no arquivo tiver o bloco em branco, textos, videos e imagens não dá
nada, mas binários... é o inferno, pior ainda vc fazer backups com
setores faltando...

Jogue isso fora, não vale a pena.

A propósito, avise quando for o enterro, e boa sorte.

[]'s