[FUG-BR] Como eu devo atualizar ?

Emmanuel Alves manel.pb em gmail.com
Sexta Outubro 2 08:43:16 BRT 2009

Existem várias formas de atualizar os "ports" instalados no seu sistema.
Nesta página, além de explicar como atualizar os ports, cita várias
ferramentas que auxiliam neste processo.

http://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/ports-using.html

E aqui explica detalhadamente o que cada uma faz:

portmanager -
http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=portmanager&sektion=1&apropos=0&manpath=FreeBSD+7.2-RELEASE+and+Ports
portupgrade -
http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=portupgrade&sektion=1&apropos=0&manpath=FreeBSD+7.2-RELEASE+and+Ports

Mas ambas fazem a mesma coisa. Uma pode ser mais rápida que a outra, mas
creio que tudo é questão de gosto.

Eu utilizo o portupgrade, por possuir mais opções e permitir que a
atualização seja realizada da forma mais... digamos assim... correta. :-)

O bom do FreeBSD é que temos um handbook aberto e que explica detalhadamente
todo o funcionamento do sistema.

Sobre de quanto em quanto tempo você deve atualizar, eu posso lhe dizer que
depende!

Depende do pacote que está pra ser atualizado (você está com problemas com a
versão atual? existe alguma correção de bug crítica? será que o sistema em
produção vai parar de funcionar se atualizar?). Tudo isto deve ser
considerado antes de efetuar qualquer modificação em seus ports instalados.

[]s

Emmanuel Alves
manel.pb em gmail.com

Twitter: http://www.twitter.com/emartsnet