[FUG-BR] Res.: BGP

João Luiz Pedrosa Viana jviana em vespanet.com.br
Sexta Outubro 2 16:33:50 BRT 2009

Obrigado a todos pelas respostas,

Respondendo ao Patrick e ao Renato

São 3 empresas de Telecomunicações que tenho hoje, e quero uni-las no BGP.

Embratel (ativa e funcionando)
Unotel (ativa e funcionando)
CTBC (vai ser ativada)

João Luiz Pedrosa Viana

Completando a resposta do Patrick, alguns comentários:

Ninguem em sã consciencia passa pela sabatina de questionamentos do
registro.br
e depois paga CIDR+ASN  e mais ainda, pagar anualmente a renovação de
2milreis
para ficar só com 1 provedor por muito tempo. Éfato de que em algum momento
vai
ter ao menos 2, nem que seja por condição comercial.
Até porque duvido que o registro.br forneceria ASN para um ISP que declare
ter
só um provedor, isto já quebra a premissa de multihomed hein...

Como memória de PC é barato, peça logo full, não vai matar ninguem ter um
zebra
consumindo 150MB de RAM, em tempos que 4GB custa menos de 200 reais e todos
os
processadores são amd64 compatible.

Agora se você vai ativar isto numa caixa cisco/juniper, aí não pode ser esta

festa, memória para roteador ainda é absurdamente cara.
Mas parece que grande maioria aqui usa em BSD ou em Mikrotik.

E é mais fácil ativar full no momento da ativação do que depois correr atrás
do
laço do consultor para ele entender que quer alterar partial para full e
fazer
isto chegar á equipe de Operação da operadora e por aí vai, todos sabem como

funciona o drama.

Ainda, se não quer consumir memória, faça um filtro no parceiro BGP
ignorando
todas as rotas enviadas, menos a default,  ou melhor ainda, ignore todas as
rotas recebidas e coloque:

ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 roteador_provedor.

É uma sacanagem com a operadora, que consumiu recurso do router deles e você

não está usando, mas e daí, eles são sacanas conosco, chumbo trocado não
doi...
hehehehe :-P

Por fim, não faz prepend quem não sabe ou não entende BGP, o provedor paga(e

muito caro) 2 circuitos, paga renovação junto ao registro.br mais hora
técnica
do funcionário para ativar o BGP, é obrigação acompanhar de perto
semanalmente
- ao mínimo - a utilização do provedor com um netflow+export de AS e fazer
engenharia do tráfego otimizando o uso dos links, todos saem beneficiados.