[FUG-BR] Anunciada equiparação do Debian GNU/kFreeBSD

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Outubro 9 08:50:34 BRT 2009

> Minha opinião:
>
> Acredito que a licença BSD é bem permissiva para permitir esse
> casamento, mas do ponto de vista da GPLv3 é que tenho minhas dúvidas.
> Ela é muito restritiva e escorregadia, mas o projeto Debian tem ótimos
> assessores jurídicos, inclusive da própria FSF, e não deixaria uma
> questão tão importante dessas passar desapercebida.
>
> Mas é complicado, distribuir software GPLv3 dentro do FreeBSD (licença
> BSD) é um risco e por isso o GCC não será mais o compilador padrão.
> Mas distribuir software BSD dentro do Debian (licença GPLv2/3) está ok
> [...]

Pra mim, essa questão da licença tem importancia, principalmente no que diz
respeito a novas implementações que o projeto Debian possa fazer.

O Debian vai produzir código com sob a licença BSD ? Se for para continuar
com a GPL _realmente_ não temos muito a ganhar com isso...

Agora, caso os desenvolvedores se habituem a utilizar a licença BSD em seus
projetos, isso sim seria "uma grande sacada".

Sobre a distribuição do kernel sob outra licença, isso não é permitido...
Apenas o autor do código pode alterar a licença daquele codigo, ninguem mais
pode fazer isso.

Sem falar que nem há necessidade de alteração, já que a licença atual
permite isso e muito mais.

Att.,
Luiz