[FUG-BR] Anunciada equiparação do Debian GNU/kFreeBSD

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Quinta Outubro 8 16:29:54 BRT 2009

2009/10/8 Rodrigo Graeff <delphusbsd em gmail.com>:
> Garga,
>
> Como será que fica a licensa gpl v3 com relação ao uso de ferramenta bsd
> neste debian ?
>
> Não sou contra e não sou a favor dessa salada. Evitar flames, ehehe, mas
> não sou fã da gpl. Gosto de Open Source.

Minha opinião:

Acredito que a licença BSD é bem permissiva para permitir esse
casamento, mas do ponto de vista da GPLv3 é que tenho minhas dúvidas.
Ela é muito restritiva e escorregadia, mas o projeto Debian tem ótimos
assessores jurídicos, inclusive da própria FSF, e não deixaria uma
questão tão importante dessas passar desapercebida.

Mas é complicado, distribuir software GPLv3 dentro do FreeBSD (licença
BSD) é um risco e por isso o GCC não será mais o compilador padrão.
Mas distribuir software BSD dentro do Debian (licença GPLv2/3) está ok
(aparentemente). Por acaso eles vão distribuir o kernel sobre outra
licença? Realmente não tenho ideia.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
Técnico em Tecnologia da Informação