[FUG-BR] Problemas com torrent

Sexta Outubro 9 16:14:17 BRT 2009

Marcus Lahr escreveu:
> Senhores, boa tarde!
>
> Estou tendo alguns problemas de violação de direitos autorais dentro da
> minha rede com alguns usuários fazendo download e upload de torrents.
> Este já foi um assunto discutido anteriormente na lista, mas queria a
> opinião de vocês para o meu seguinte caso:
>
> Gateway com FreeBSD
> Firewall: IPFW
> Proxy: squid + dansguardian
>
> Obrigado,
> Marcus

Marcus,

O acesso é somente via proxy? (dansguardian+squid)
Ou as portas de saída são liberadas no firewall?

Se for tudo via proxy, acredito que seu problema seja mais fácil de
resolver... acho que foi o Wanderson que postou ontem umas regras no
squid para LIMITAR downloads após X megas, etc.... tu pode deixar o
negócio EXTREMAMENTE lento após X megas baixados até que o usuário
desista... além de bloquear extensões (.torrent) e sites onde sejam
disponibilizados torrents (que não são poucos =).

Pode analisar via relatórios do sarg quais os sites onde tem maior
quantidade de download e bloquear, etc.

Enfim, é um trabalho chato, mas acho que dar pra resolver.

--
Welkson Renny de Medeiros
Desenvolvimento / Gerência de Redes