[FUG-BR] Sobre GEOM

Quinta Outubro 15 09:33:26 BRT 2009

Opa....

> Continuo estudando o FreeBSD e cada vez mais me apaixono por ele.
> Comecei a brincar com o GEOM e fiz um RAID 1 no meu servidor que eu
> estou montando pra ser um gateway/firewall. Testei desligando o HD q eu
> tinha instalato o BSD e tudo funcionou perfeitamente !

Claro, no Free tudo funciona hehehehe :)

> Hoje, lendo a documentação oficial do GEOM, fiquei com duas dúvidas:
>
> 1) Sobre o GEOM+RAID1, se o meu servidor tiver suporte a discos hot-plug
> (hot swap) e se estes discos fizerem parte do RAID1, posso remove-
> los/substitui-los com o sistema online ? (executando o "gmirror remove (...)"
> e depois desligando fisicamente)

Sim, sem problemas, na verdade se não houvesse problemas físicos, até um HD SAS/IDE poderia ser removido que o FreeBSD suportaria, mas nestes tipos de conexão aí entra o tipo de conexão e controladora que não suporta.

> 2) Sobre o GEOM+Journaling, qual a diferença entre o esquema de "soft-
> updates" e o "journaling" ? Vantagens e desvantagens ?

Deixo pros outros colegas da lista explicar :)