[FUG-BR] Marcação do campo ToS de datagramas IP

Claudio Monteiro ccm em etfto.gov.br
Quinta Outubro 15 10:15:12 BRT 2009

Pessoall, dom dia...

Gostaria de saber se alguém já conseguiu usar o IPFW (ou outra ferramanta
qualquer) para marcar o campo ToS de datagramas IP.

Vejam, o que estou querendo é marcar os datagramas na origem e encaminhá-los
para os roteadores de núcleo da minha rede, que irão filtrar esses
datagramas pelo valor do ToS e encaminhá-los à filas específicas, visando
garantir QoS.

Sei que isso pode ser feito usando o IPFW, redirecionando o tráfego, por
porta, para uma determinada fila. No entanto, estou querendo manipular o
ToS, sem precisar programar sniffers para captura, marcação e encaminhamento
de datagramas...

Alguma luz?
Grato a todos.

--