[FUG-BR] Suporte Clang/LLVM

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Outubro 16 12:06:23 BRT 2009

2009/10/16 Gustavo Freitas <gst.freitas at gmail.com>:
> Li a reportagem sobre o Suporte Clang/LLVM na site FUG, gostaria de
> saber qual seria
> as vantagens/desvantagens em usar ao inves do GCC,
> será somente pelo simples fato de usar licença GPL. ?

Bom, como eu ainda não testei o llvm/clang, não posso falar muito
dos aspectos técnicos, a única cois aque ouvi foi que os binários
ficam menores e a compilação é mais rápida.

Vamos ao fato que você citou, da licença, não é um fato simples.

Quando a licença GPL 3 foi lançada, a FreeBSD Foundation contratou
alguns advogados para fazer uma análise e determinar qual seria a
implicação dela no projeto FreeBSD.

O que os advogados disseram foi que nenhum software sob licença
GPL 3 poderia ser adicionado ao src do Free, no ports tudo bem.

O gcc que existe hoje no src, versào 4.2.1, é a última versão distribuída
sob licença GPL 2.

Então começou um problema, o Free nunca poderia atualizar o gcc da
base, teríamos que conviver eternamente com a gcc 4.2.1.

Imagine daqui alguns anos, essa versão vai estar deprecated, não vai
mais ter nenhuma correção de segurança, os projetos todos vão estar
preparados para a 5.x 6.x e a 4.x será esquecida, como a 2.95 foi e
como a 3.x está sendo.

Esse problema afeta diretamente a Apple também, que usa gcc, então
a Apple resolveu investir nessa dupla llvm/clang, e o FreeBSD também.

Portanto, o motivo principal é a licença, mas não é um mero motivo de
ideologias ou nada do tipo, é uma razão muito forte e importante.

Além do gcc, temos o gdb e o binutils que possuem novas versões
sob GPL 3, o gdb já tem um substituto, o ngdb, reescrito e distribuído
sob licença BSD, e o binutils vem sendo portado para BSD.

Acredito que tenhamos a versão 9 livre de GPL.

[]s
--
Renato Botelho