[FUG-BR] Primeiro sistema operacional 100% livre de erros está pronto

Jean Everson Martina everson em inf.ufsc.br
Domingo Outubro 25 20:38:05 BRST 2009

Voce está misturando completamente as coisas. Os Teoremas de
imcompletude de Goedel não tem nada a ver com a história. Na verdade a
aplicação de Goedel é meramente matemática e em computação sua
aplicação é restrita teorema de parada de Touring. Mas o teorema de
parada também não se aplica nesse caso porque ele só trata se
programas com entrada nula tem ou não parada, o que não quer dizer que
todos os programas não tem parada. Existem programas que tem sim
parada garantida (estão corretos), por exemplo o Hello World que você
mencionou

Eu conheço (pessoalmente) o pessoal de New South Wales e o projeto
prova a decidibilidade de todas as entradas de todas as rotinas
implementadas pelo micro-kernel de forma indutiva. Voce pode verificar
a prova você mesmo, usando o Isabelle.

Pra finalizar, se o que você escreveu fosse verdade, a Intel, a
Nvidia, a Microsoft, a NSA americana e muitos outros players enormes
do mercado não poderiam usar usar provadores de teoremas pra garantir
decidibilidade.

Nas boas escolas de computação hoje, se ensina, além de lógica, também
semântica e provadores de teoremas. Pena que o Brasil está anos atras
em métodos formais aplicados.

Jean