[FUG-BR] Primeiro sistema operacional 100% livre de erros está pronto

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Domingo Outubro 25 20:50:13 BRST 2009

Ainda assim, o que interessa é o seguinte:

é realmente um sistema operacional? Quer dizer, serve para eu operar
de verdade a máquina? Ou falavam apenas de um simples kernel que deu
boot, Hello World, e pronto?

Realmente concordo que o foco da notícia ficou equivocado. O bonito do
trabalho aí é o algoritmo de teste, e não o kernel livre de erros. O
pior é que pelo código, pode até estar certo, mas se eu coloquei um 9
onde era para ser um 10, o código estará correto em análise
computacional, mas o resultado vai ser outro e o comportamento do
sistema operacional já não será tão operacional assim. Ou seja, eu
lamento, mas acho dificílimo que o algoritmo tenha total capacidade de
analisar se um código está correto ou não. Acredito que apenas seres
com capacidade racional poderiam fazer uma análise dessas, ou seja,
perceber realmente um erro pequeno, que é código correto, mas gera
resultado errado... Temos os testes Unit que fariam isso, claro,
checando o resultado apenas. Mas mesmo com eles ainda conseguimos
coisas erradas.

2009/10/25 Jean Everson Martina <everson em inf.ufsc.br>:

> Voce está misturando completamente as coisas. Os Teoremas de
> imcompletude de Goedel não tem nada a ver com a história. Na verdade a
> aplicação de Goedel é meramente matemática e em computação sua
> aplicação é restrita teorema de parada de Touring. Mas o teorema de
> parada também não se aplica nesse caso porque ele só trata se
> programas com entrada nula tem ou não parada, o que não quer dizer que
> todos os programas não tem parada. Existem programas que tem sim
> parada garantida (estão corretos), por exemplo o Hello World que você
> mencionou

> [...]

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com