[FUG-BR] Automação eletrônica no freebsd

Eduardo Antonio Bortolini ebortolini em gmail.com
Domingo Outubro 25 21:48:29 BRST 2009

Olá,

creio que para desligar/desligar o ar condicionado a solução mais baixo
custo é usar a paralela (uma saída digital) provavelmente vais ter que fazer
um buffer para proteger a porta e acionar um transistor por exemplo para
chavear um relé......
Como a porta parelela é limitada em distância, não sei q distância está o
ar, podes usar a porta serial e  usar módulos com saídas digitas (ou
diretamente a relé), que trabalham com protocolos com Modbus/RTU ou Modbus
ASCII ou protocolos orientados a caracteres.... e escolher em usar RS-232 ou
se seu servidor já possuir uma porta RS-485(ou usar um conversor RS-232 ou
USB para RS-485) pois RS-485 é para distâncias maiores e por ser diferencial
é mais imune a ruídos.... é apenas uma dica.....

Normalmente, se fores comprar um produto, o fabricante fornece DEMOS para
ajudar no desenvolvimento, existem módulos de aquisição de dados que são
USB, não sei se tem drivers para FreeBSD, com a National Instruments, por
exemplo.....

Atenciosamente,Eduardo