[FUG-BR] Primeiro sistema operacional 100% livre de erros está pronto - OFF

Julião Braga juliao em braga.eti.br
Segunda Outubro 26 09:37:13 BRST 2009

Jean,

Se você está em um programa de doutorado, deve saber bastante sobre o
exercício da abstração.

Também, não posso imaginá-lo fazendo afirmações sobre desvios da
pesquisa de computação na universidade brasileira (como abordou em seu
e-mail anterior). É uma grande surpresa, o equívoco vindo de um
estudante de PhD em Cambridge.

A abstração nos permite separar o contexto. A questão aqui na lista (que
não é uma lista acadêmica), foi se existia ou não uma lei abordando a
questão de corretude. Embora tenha visto (durante, antes e depois) que a
ingenuidade dominava o ambiente do debate (veja as referências a,
retórica e quebra de lei) me meti a responder. Provável falha minha ...

Debate dessa natureza numa lista como a FUG-BR é perigoso, pois foge do
interesse da grande maioria dos participantes. Mesmo que sua intenção
seja a de contribuir, sob a ótica da informação.

Por outro lado, são questões muito localizadas e, reconheço ser
necessário estar convivendo diariamente na área para que o conhecimento
fundamental não o deixe se perder.

Portanto, não vou discutir com você esse tema. Ele envolve, fortemente,
paradigmas e, portanto é um terreno minado. Há muitos anos deixei de
lado minhas iniciativas acadêmicas. Sou empresário mas, não me esqueci
dos fundamentos.

Há um exemplo clássico, muitas vezes esquecido, por vergonha (talvez),
no qual grupos fortemente armados de conhecimento sólido se envolveram.
Inclusive grandes empresas, lideres e alguns países.

Começou no Japão, por iniciativa de um grupo de pesquisas
reconhecidamente competente (final da década de 1970, inicio da de 1980,
me parece). O objetivo era em 10 anos, obter o protótipo de um
computador não-von Neumman (em 1992, precisamente). O Japão colocou
US500 milhões de dólares no projeto e recrutou pesquisadores do mundo
inteiro. Pouco tempo depois, animada, a comunidade européia entrou no
jogo, com a chamada "máquina de fluxo de dados", onde células de memória
teriam capacidade de computação. O Brasil e a Argentina se juntaram para
o desenvolvimento de um outro protótipo, pequeno. Somente os EEUU
atrasaram um pouco no início de movimento tão grande. Me lembro,
perfeitamente, da capa da CACM, abordando esse atraso. Alguns anos
depois (2 ou 3 após a iniciativa do Japão), houve a capitulação. O
argumento é de que dificilmente teríamos tecnologia/conhecimento para
escapar da arquitetura de von Neumman.

Embora um fracasso ou, um exercício sobre áreas do conhecimento forçadas
por paradigmas e, iniciativas de mentes brilhantes, o resultado foi
fantástico. Dessa experiência, resultou o Japão com uma competência
reconhecida na área de robótica (o projeto acima pretendia usar,
sobretudo, técnicas de Inteligência Artificial). Está ai a vitoriosa
computação em nuvem, baseada na distribuição de processadores von
Neumman (por favor, abstratamente falando), consolidada a partir dos
conceitos de "máquina de fluxo de dados" do subprojeto europeu. E outros
mais.

Estou comentando sobre isso porque não me sinto confortável em fazer
julgamentos sobre iniciativas de empresas em caminhos obscuros da
ciência. Essa é a forma de fazer ciência e de movimentar o conhecimento
humano. Um bom exemplo é o computador quântico (que talvez venha a ser
eficaz nas suas pesquisas de criptografia). Fico torcendo para que
recursos sejam dispendidos nos caminhos obscuros, do presente. Ficaria
surpreso em saber quanto minhas empresas gastam fazendo pesquisas e
desenvolvimento de novos produtos.

Finalmente, sobre a questão de validade empírica x validade semântica,
acho que você não interpretou correto o que eu disse. Sua interpretação
de "validade" sob a ótica da computação, não faz sentido. Não falei
sobre isso. Agora sim, temos uma confusão, entre alhos e bugalhos.

Bem lembrado o OFF no assunto. Estou lhe respondendo porque você
estabeleceu algumas questões e se dirigiu a mim. Mas, lhe livrei das
minhas, como por exemplo "meramente" matemático. Vindo de um estudante
de PhD, em áreas não tradicionais, fiquei bastante intigrado!

Mas, se responder, por favor, faça-o em privado. Esse tema,
decididamente, nem em OFF interessa a esta lista.

[]s, Julião