[FUG-BR] [off] não sou só eu :)

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Segunda Outubro 26 10:57:38 BRST 2009

2009/10/25 Otacílio <otacilio.neto em ee.ufcg.edu.br>:
> Gostar pode até gostar, mas dizer que é excelente aí já é exagero, é só
> dar uma olhada aqui:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_relational_database_management_systems
> Queria ver se o mascote do mySQL não fosse aquele simpático golfinho se
> ele teria ido tão longe.

Concordo com tudo que disse, exceto com isto. O motivo não é o
mascote, mas o fato de ser um banco livre com suporte a windows a mais
tempo que o postgresql, por exemplo.

Quantos bancos de dados livres você conhecia que designers de sites
pudessem instalar em suas estações windows?

Eu creio que o MySQL só faz sucesso por isso. Agora com a entrada do
PostgreSQL no Windows, a coisa já está mudando de figura. Hoje em dia
ouvimos muito mais falar do PostgreSQL do que se ouvia há alguns anos
atrás...

> Fazer software de código aberto porque é divertido, passa tempo, como um
> novo modelo de negócio ou para escapar de um monopólio tudo bem. Agora
> tornar o software mais importante que as pessoas aí vamos parar com isso
> né? É derrubar a laranjeira da informática. E se a Oracle fez isso está
> mais do que certa, você gostaria se o seu concorrente fizesse dumping no
> seu mercado? Admiro muitíssimo todos os desenvolvedores que usam licença
> BSD like. Estes sim fazem software para o bem de todos.

Também acho. BSD é que dá liberdade de verdade, liberdade para você
fazer o que quiser meeeesmo com o código, até fechar se der na telha.
Isso é respeitar de verdade a liberdade do indivíduo. Claro que eu
acho sacanagem fazer isso, mas isso que é liberdade de verdade. Forçar
o outro atráves de algum mecanismo legal a expor o código não é
liberdade. Enfim... :-P Essa é outra discussão, bem longe da
original..

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com