[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Questão de Concurso

Nilson nilson em forge.com.br
Terça Outubro 27 13:59:11 BRST 2009

2009/10/27 Rafael Rodrigues de Oliveira <rafabsd at gmail.com>:
> Você esta correto Nilson, a resposta é a C desculpem me confundi e falei que
> era a D mas isso você que já trabalha na área e entende como protocolos e
> portas funcionam, no caso o concurso é para Técnico Administrativo, nada
> haver com informática achei uma questão errada e complexa se eu colocar
> assim será que o recurso será aceito o que vocês acham?

Menos mal, quando li que a certa seria a D eu tive certeza absoluta
de que o autor da questão estava comendo cocô quando a redigiu,
porém agora ficou menos errada ao meu ver, ainda mais por não ser
uma questão com profundidade técnica, apenas uma questão onde
o candidato precisa subentender o que foi bloqueado para barrar
a disseminação de vírus, mas se você quer mesmo entrar com um
pedido de anulação da questão eu sugiro que vc bata nos seguintes
erros do enunciado:

"Para evitar a disseminação de vírus, o responsável pela rede bloqueou,
no roteador da organização, todas as conexões na porta TCP. Porém,
ao fazer essa modificação, os usuários da rede começaram a reclamar de
problemas"

1) "bloqueou no roteador", pelo conceito básico um roteador é um
equipamento que trabalha na camada 3 modelo OSI, a camada
de roteamento (dããã), na qual dentro desse contexto é utilizado
o protocolo IP. Não existem tratamentos de portas nesse tipo
de equipamento apenas de endereços IP. O autor deveria ter
dito "bloqueou no firewall". Existem roteadores capazes de
tratar a quarta camada, mas não são roteadores comuns, e isso
não faz parte do conceito de roteador.

2) "todas as conexões na porta TCP", o correto seria que ele
tivesse dito "todas as conexões em uma determinada porta TCP",
assim ficaria subentendido que foi mesmo uma só porta mas
que essa informação foi omitido para mitigar o entendimento
do candidato. Então com o texto original "na porta TCP" você
pode alegar que não existe A porta TCP e sim muitas, se foram
todas entao todas as respostas estariam corretas, senão fica
a indefinição: O que é a porta TCP? A 25 é uma porta TCP, não
é a porta TCP. Compreendeu a idéia que tentei passar?

[]s
Nilson