[FUG-BR] Ajuda em pkg_add (Problemas com SpamAssassim - spamd não starta)

Segunda Setembro 7 19:54:14 BRT 2009

Em Mon, 7 Sep 2009 15:14:41 -0700 (PDT)
ca_programador007 <ca_programador007 em yahoo.com.br>, conhecido
consumidor de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

> Olá Irado.

oi :)

> Cara, você precisa ser mais humilde com as pessoas.

vc tá confundindo o fato de eu ser irado (eu SOU, nem sempre ESTOU) com
"falta de humildade". Mas o fulcro da questão não é êsse.

> Se eu faltei
> respeito com algum comentário

não faltou.

> ou deixei de responder qualquer
> pergunta, não foi por mal,

isso vc deixo mesmo de responder ou acompanhar os nossos FUP.

> e sim por falta de conhecimento. Como eu
> disse em e-mail anterior, sou iniciante e estou instalando o QMail

péssima escolha :\ arghhh... (mas é tudo opinião pessoal, tem quem
goste e até ache que funciona.

> seguindo um tutorial, que inclusive em vez de ajudar, está
> atrapalhando...

em se tratando de qmail, é normal. Pior seria se vc tivesse escolhido o
sendmail, aí é que vc veria o que é bom pra tosse.

> O tutorial que estou seguindo é este:
> http://www.fug.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=147

tutorial de 2006 com atualização em 2008; pode ter alguma coisa
defasada. Então, façamos o seguinte:

êle começa dizendo que vc deve fazer um update do sistema, etc. Então,
ao invés de seguir por ali, faça um update conforme o handbook.

[espere, estou lendo o tuto..]

vc leu o documento que êle recomenda? Eu não vou ler pq eu tenho até
urticária de mexer com qmail (argh, cusp, cusp).

[.. ainda lendo o tuto.. ]

veja que há um monte de "se".. "se quiser tls, se quiser ssl..". Vc
definiu o que queria antes?

[.. lendo..]
/falando sozinho: "karaka.. como é que alguém em sã consciencia (não tá
bebado, não bateu com a cabeça, não apanhou da mulher) pode escolher
essa merpiiiiiii? masoquismo? a pessoa se odeia? quem sabe também use
sapatos dois números menor..

[.. lendo ..]

criando dominio e usuários: vc conferiu?

[.. cheguei ao clamav, etc ..]

diz ali: ".. acrescentar estas linhas no make.conf".. vc acrescentou as
maldit.. err.. linhas?

o p5-Mail-SpamAssassin foi direito? sem êrros?

a seguir, uma nota que É importante:

"para instalação.. clamav.. criar usuário qscand.. Quem cria é o
Qmail-Scanner.."
blah, blah..
instalamos o clamav de forma correta..

LEIA êsse parágrafo 3x e seja honesto com vc: vc FEZ o que é
recomendado?
(se não fez, não está sozinho; recentemente eu fiz uma instalação
semelhante (Postfix, MySQL, clamav, spamassassin, dovecot,
postfixadmin, squirrelmail (ufa.. terminou)) e esqueci de uma
besteirinha no dovecot que não deixava tudo isso funcionar nem matando.)

leu de novo? então volte e leia MAIS UMA VEZ. Certifique-se de que
seguiu essa parte DIREITINHO, porque é aí que vc diz que tá com pau,
tendeu?

o resto supôe que o clamav esteja instalado; como êle não instalou, NÃO
ADIANTA SEGUIR, vc tem que parar, voltar e conferir TUDO DE NOVO. Vá
esfriar a cabeça, tome um banho morno com sais, relaxe. É tudo assim
mesmo.

nota final: "só não erra quem não trabalha".

um abraço e votos de sucesso mano veio (considerando-se que é qmail..
err.. vc vai precisar de reza, velas, promessas.. enfim.. tudo muito
fácil mesmo).

ps: reforçando: volte, siga DE NOVO linha por linha e depois nos conte.

--
 saudações,
 irado furioso com tudo