[FUG-BR] MySQL 5.1 vale a pena migrar?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Quarta Setembro 9 08:48:16 BRT 2009

Acho que as respostas para isso viriam mais rapidamente em uma lista de MySQL.

2GB de dados é um banco relativamente pequeno. O SGDB não deveria
estar engasgando, algo que justificaria a migração.

Sobre segurança na migração, é mais uma questão de como você fará o
processo do que uma questão de se haverá ou não perda de dados. Em
tese, você não tem perda alguma dos dados.

Sobre Performance: em tese uma versão vem com melhorias em relação à
anterior, inclusive performance. Mas também vem com uma penca de
funcionalidades a mais, que acabam fazendo com que fique pau a pau ou
mais lento.

Então, vamos responder às seguintes perguntas antes:

0 - Já se perguntou se há algum motivo real para essa migração ou
trata-se apenas de ter a última versão instalada? É muito comum vermos
pressão para migrar para a última versão, mas não ter nenhum argumento
ou justificativa para o risco que é fazer uma migração. Se não há
nenhum motivo concreto (ex: o banco está com uma performance sofrível
e já foram utilizadas todas as técnicas de tuning de banco sem que
surti-se nenhum efeito) então esqueça a migração. Não vale o risco de
não conseguir subir a nova versão nem conseguir voltar para a anterior
(já vi acontecer, então o risco existe - foi alguma falha com a
exportação, que foi apenas de dados, sem a estrutura das tabelas...
bagunçado e mal planejado que só). Antes de pensar em migração, pense
em tuning. Banco de dados não é o tipo de serviço que você
simplesmente vai e instala, precisa manutenção periódica (por isso
existem DBAs) e tuning periódico também, pois a massa de dados de uma
empresa é como um organismo vivo, à medida que cresce precisa de
ajustes distintos em pontos distintos.

1 - Você já criou um plano para a migração de dados? Ex: Já definiu se
vai ser em outro ou no mesmo servidor? Já fez backup dos dados? Já
determinou todos os passos que seguirá? Já fez uma emulação da
migração em ambiente de teste? Já fez o plano de homologação e
benchmarking para comparar a instalação anterior com a nova?

2 - Após feito tudo isso, emulação, homologação, etc, há ainda algum
gap na instalação nova? Voltamos então ao item 0... tuning!

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phackwer em gmail.com
(61) 9975-0883