[FUG-BR] [OT] Dru Lavigne: BSDs versus Ubuntu

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Setembro 9 09:44:51 BRT 2009

Eu concordo também com isso.

Afinal, Open Solaris, Ubuntu, são sistemas completamente diferentes,
mas completamente idênticos em certos pontos. E eu já me lembro de ter
visto em alguns lugares comparativos entre Ubuntu e Open Solaris.
Agora, pq não com o PC-BSD?

Para usuários leigos, é importante ter comparativos, para saber sobre
as diferenças, semelhanças...

Eu acredito que o que a Dru está querendo fazer, é obter um
comparativo quanto a interface do usuário. A usabilidade do sistema, a
interatividade. E nesses pontos o Ubuntu tem se destacado, e
justamente por este motivo que o Open Solaris se compara bastante com
o Ubuntu. Afinal o Solaris sempre teve fama de ser muito difícil de se
usar, mas se tiver uma interface tão amigável quanto o do Ubuntu,
então não deve ser tão difícil (os leigos pensando).

E o FreeBSD também tem fama de ser um sistema exclusivo para
servidores, difícil de ser utilizado.

Esse comparativo é apenas em relação a interface com o usuário, e não
quanto ao sistema como um tudo. Acredito que ela não quer comparar o
desempenho dos kernels dos sistemas, ou então da userland, ou coisa do
tipo.

Mas sinceramente, eu preferiria que tentassem aproximar o PC-BSD de um
Snow Leopard em termos de interface com o usuário, do que com o
Ubuntu. Afinal, ninguém consegue bater na Apple quanto a esse fator.

Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928
# www.cenadigital.com.br