[FUG-BR] [OT] Dru Lavigne: BSDs versus Ubuntu

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Setembro 11 08:22:36 BRT 2009

2009/9/10 Luiz Gustavo S. Costa <luizgustavo at luizgustavo.pro.br>:
> Gente.. uma coisa que me preocupa (posso estar errado e tomara que sim)...
>
> é a linha de desenvolvimento/contribuição dos projetos... sei que o
> pcbsd esta sendo baseado no freebsd e seu kernel... mas será que não
> vai chegar uma hora que isso vai separar ? caso do esquema de pacotes
> PBI... será que não seria interessante uma ferramenta em cima do nosso
> pkg_add ? assim serveria para ambos....

Eu não vejo isso acontecendo, eles têm um trabalho X hoje que é customizar
um SO e colocar os seus pacotes e o seu instalador, se eles separassem
como você disse, eles teriam que manter o SO, e a iXSystems não tem pessoal
pra isso.

> enfim, o que estou querendo dizer... por exemplo, necessidades de um
> desktop é ter compatibilidade como de webcam's.. vamos lá... um
> camarada lá escreve um patch ou modulo para ler uma penca de webcam..
> pra onde ele vai contribuir ? projeto Freebsd ou PcBSD.... até quando
> será sincronizado ?...

Nesse caso citado acima, o patch entra no FreeBSD, e não diretamente no
PC-BSD, a não ser que o patch não seja aceito no free, o que eu acho muito
difícil, desde que ele não comprometa nenhuma parte do sistema.

> minha preocupação já foi relatada em outros emails que enviei, casos
> DragonFly, etc...

O dragonfly foi um caso bem diferente, o Matt Dillon não concordava com
as mudanças que estavam sendo feitas no 5.0 e resolveu criar seu próprio
SO baseado no Free 4.x, isso não vai ocorrer com o PC-BSD.

> O Ubuntu já foi radical desde do inicio, pegou a base do Debian e fez
> seu produto (longe de mim discutir licenças, etc...) o meu pensamento
> é no distanciamento de ideias para os projetos. Meu medo é que tomemos
> um caminho semelhante ao do Linux, onde temos 300 milhões de distros,
> sendo 200 milhões baseadas no debian.... e já vi noticias do projeto
> Kernel.org reclamar da falta de contribuição do projeto Ubuntu.

Existe apenas um FreeBSD e não creio que existam outros, o PC-BSD é
apenas baseado nele, e não consigo vê-lo em outro formato, a não ser que
eu me engane muito. A diferença no linux é que montar uma distribuição é
algo relativamente simples, afinal, você pega um monte de código da GNU e
do linux e junta tudo, diferente do Free, onde todo o desenvolvimento é
centralizado.

> Tomara que eu esteja totalmente errado e o projeto PCBSD continue
> sendo um filho do FreeBSD e perpetue no Desktop com sincronia no
> projeto pai....

Eu particularmente acho que você pode ficar tranquilo, existe uma
ajuda mútua entre os dois projetos, o que é bom pro pc-bsd e não
atrapalha, entra no Free, e grandes esforços são feitos para ajudar
o PC-BSD.

Por exemplo, a Nvidia está escrevendo a nova linha de drivers nativos
de vídeo para FreeBSD (inclusive amd64). Isso nasceu de uma necessidade
do PC-BSD, e os desenvolvedores do Free, fizeram as adequações
necessárias no kernel para tornar viável, é uma via de mão-dupla.

Meus $0,02
--
Renato Botelho