[FUG-BR] [OT] Dru Lavigne: BSDs versus Ubuntu

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Setembro 11 08:26:35 BRT 2009

2009/9/11 Otacílio de Araújo Ramos Neto <otacilio.neto at ee.ufcg.edu.br>:
> Penso a mesma coisa! Preferiria muito mais que o pessoal criasse uma
> "instalação para  Desktop" do que algo como está acontecendo hoje.
> Precisamos é de todos unidos e não gente trabalhando em uma penca de
> projetos diferentes.

O DesktopBSD é (ou era) isso, uma instalação com facilidades para
desktop, inclusive tem no ports como instalar as suas ferramentas.

O PC-BSD está começando a fazer a mesma coisa, o Kris Moore, que
é líder do projeto virou committer do ports e vai adicionar ferramentas
que eles desenvolveram para ficarem disponíveis para o Free.

Só para citar, logo vai estar disponível no ports, uma ferramente do
PC-BSD chamada The Warden, que é um gerenciador de Jails, é uma
ferramenta muito interessante (command-line, ncurses e Qt) que
consegue inclusive importar/exportar Jails, facilitando a migração
de uma máquina pai pra outra.

Quem está negociando com a Adobe para conseguir o flashplayer
nativo para FreeBSD é a iXSystems, empresa que mantem o PC-BSD.

Concluindo, eu tenho certeza que eles vieram para somar, acho que
temos apenas a ganhar com isso.

--
Renato Botelho