[FUG-BR] [OFF] Questao de concurso

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Setembro 11 10:46:52 BRT 2009

Bom, não sei referente a outras interpretações.

Mas deixando um pouco de lado nosso conhecimento técnico, a questão
não deixa de ser verdadeira.
Se for observar o lado lógico do comando nslookup, ele pode até ser
usado para se obter o endereço IP de um computador na internet.

paramount em prometheus ~ % nslookup uol.com.br
Server:		200.145.78.1
Address:	200.145.78.1#53

Non-authoritative answer:
Name:	uol.com.br
Address: 200.98.249.120
Name:	uol.com.br
Address: 200.221.2.45

paramount em prometheus ~ %

Eu sei o host: uol.com.br, e agora eu sei o IP: 200.98.249.120 ou 200.221.2.45.

Lógico que tecnicamente não está correto, afinal não é esse o uso
desejável do comando nslookup. E para saber o IP de um endereço usamos
o host.
Mas como um outro amigo da lista disse anteriormente, foi feita uma
pegadinha com essa questão.
Tanto o recurso ou entrar na justiça não vai dar em nada, por motivo
da interpretação da questão.

Eu já encarei algumas questões assim em concursos públicos.

Eu fiz uma prova prática uma vez, baseada em FreeBSD, que mandava
montar um pen-drive e criar um diretório dentro.

Bom, eu dei o comando na frente do fiscal:

mount /dev/umas0 /mnt

O comando deu acesso negado. E eu acabei ficando sem a nota desta questão.
Depois que o fiscal foi para outra pessoa eu fui verificar o que deu
errado. O sistema era um Fresbie, e o /mnt já estava sendo utilizado
pelos dados do CD.

Bom, se a prova tinha q ser sobre FreeBSD, o /mnt deveria estar livre
para se utilizar os comandos comuns do FreeBSD, mas não estava. Porém
eu reconheço que teria q ter observado isso antes.

É justamente esse tipo de pegadinha que classificam ou desclassificam
as pessoas.

As vezes temos que deixar de lado o nosso profundo conhecimento do
FreeBSD/Unix, e tentar ver o lado leigo de quem fez a prova.

Infelizmente nesses concursos públicos é assim.

Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928
# www.cenadigital.com.br