[FUG-BR] Folclore (ou fato) sobre versão?

Quarta Setembro 16 11:06:26 BRT 2009

Trober escreveu:
> Bom-dia a todos.
>
> Certa vez, lá em 2001, quando me foi apresentado o FreeBSD, me disseram
> que o FreeBSD de MAJORVERSION pares, são melhores que ímpares, e
> MINORVERSION ímpares são melhores que pares.
>
> Explicando, considerando o FreeBSD 6.1, o MAJORVERSION é 6, e o
> MINORVERSION é 1.
>
> O comentário sobre esse assunto é grande (e antigo), seja nas conversas de
> boteco, na sala de aula, brainstorms, independente do lugar, sempre surge
> alguém largando esse informal comentário.
>
> Até então eu ignorava isso, mas o que desencadeou eu fazer a postagem foi
> [...]

Opinião pessoal: É superstição. Faz sentido e tem fundamento, mas é
superstição.

No FreeBSD, as séries impares costumam agregar um grande numero de
tecnologias novas. Série 3 incorporou muita coisa frente a 2, e quando
foi pra 4 estava mais solido pelo claro motivo cronologico. Serie 5
praticamente reescreveu o FreeBSD do zero. Quando foi pra 6 tudo estava
sob controle. Serie 7 agregou mais um monte de coisa nova, e a 8
consolida a maturidade natural da base na serie 7.

No entanto, pra mim, as melhores versões do FreeBSD foram 3.2 e 7.2. (M
impar, m par). A pior, de longe, 5.1 (impar-impar). Na série 4, tenho
saudades apenas do 4.8 (o 4.9, 4.10, 4.11, 4.99 dessa série usei pouco
porque sofria no 5).

Acho uma grande coincidencia alem da maturidade natural da base de novas
tecnologias incorporadas nas versoes impares. A serie 2 e a 3 tiveram
praticamente o mesmo tempo de vida em versões. A 5 morreu cedo pra
"tirar a ma impressao", e ate que durou muito hehe.

O final da serie impar é normalmente a melhor versão da série.

Acredito mesmo que são coincidencias ou opiniões bem pessoais, pautadas
pela, tambem coincidencia ciclica, que as series impares adotam as
principais tecnologias e as 8 são apenas um lance Darwinista. As séries
impares portanto tem sempre aquele ar "Nouveau".

Mas não acredito que seja pensado e planejado "OK essas listas de novas
tecnologias não vão entrar agora porque o -CURRENT é par, vamos adiantar
o release do -CURRENT e lançar logo a serie par pro novo -CURRENT
podermos torar coisa nova..."

Superstição é legal :D

--
Patrick Tracanelli