[FUG-BR] PABX baseado em BSD.

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Setembro 29 09:04:13 BRT 2009

> Se não me engano o pfsense tem no packages uma ferramenta que transforma
> ele
> em um pabx

Eu ouvi dizer por ai que o Askozia ia deixar de utilizar o FreeBSD por conta
das dificuldades com o zaptel.

O zaptel esta orfão de pai e mãe no FreeBSD depois que o Oleksandr
Tymoshenko deixou de atualizar o port (ele não esta mais trabalhando com
asterisk, não tem mais acesso ao hardware e se envolveu com outros
projetos/trabalhos).

Nesse meio tempo o pessoal interessado (inclusive por parte do pfsense) se
movimentou e algumas coisas mudaram...

To make a long history short:

O pessoal do pfsense esta utilizando o freeswitch, uma alternativa ao
asterisk (http://www.freeswitch.org/). Porem o freeswitch também
utiliza/depende do dahdi (versão nova do zaptel).

Surgiram duas opções, alguem terminar o trabalho do Oleksandr no svn que ele
mantem com um port do dahdi ainda incompleto (apenas alguns drivers foram
realmente portados):

http://svn.bluezbox.com/repos/dahdi-bsd/trunk/

E também surgiu recentemente outro port do dahdi feito pelo Max Khon
(https://issues.asterisk.org/view.php?id=15877) que pode dar inicio ao
dahdi-bsd oficial (suportado pela digium).

É isso, exitem duas opções inacabadas (apenas alguns drivers foram portados
em cada um dos ports) e não sei se não existe necessidade dos usuários de
FreeBSD ou se o pessoal já migrou para outras plataformas e desistiu de
esperar pela tão esperada solução...

Quem tiver tempo, disposição e hardware (digium) ainda há muito trabalho
para ser feito... procurem os desenvolvedores em questão...

O pessoal do pfsense estava levantando (e oferecendo) algum $$$ para
contribuir com os ports.

Att.,
Luiz