[FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual será o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Quinta Abril 1 08:59:07 BRT 2010

On Thu, 1 Apr 2010 08:25:29 -0300, Renato Botelho wrote
> É pessoal,
>
> Quando a Oracle comprou a Sun, muita gente ficou preocupada
> e se perguntando o que aconteceria com o MySQL. O tempo passou
> e aparentemente não aconteceu nada tão drástico com ele.
>
> Porém, a gente usa outras [UTF-8?]pećas importantes da Sun, o ZFS e o
> DTrace, e após ler a notícia [1] eu fiquei meio preocupado, se não
> houver mais ZFS nem DTrace abertos, como ficará o suporte a
> esses caras dentro do FreeBSD?

   É realmente preocupante.  Essas fusões, uniões sempre tem o lado
   do capitalismo selvagem.  Eu pedi semana passada uma nova cópia do
   OpenSolaris e chegou e já instalei, versão 2010.x, porém sem o suporte
   oficial da Oracle/Sun é provavel que não tenhamos muitos avanços nessa
   parte do código (DTrace e ZFS) infelismente.  Esses caras tem que ver
   ue o dinheiro não tudo na vida exitem outras coisas que dão retorno,
   talves não tão rápido quanto eles gostariam.  A Ajuda no código aberto
   (open source) pode não render frutos imediatos à eles porém num futuro
   próximo sempre tem retorno!!

   É mais uma daquelas coisas que mais atrapalha o mundo das pessoas normais!

> [1] http://www.katonda.com/news/solaries-no-more-free-open-solaris-
> may-die/936/2010
>
> --
> Renato Botelho