[FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual será o destino do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

Danilo Egea daniloegea em yahoo.com.br
Quinta Abril 1 09:05:03 BRT 2010

Em 01/04/10 08:25, Renato Botelho escreveu:
> É pessoal,
>
> Quando a Oracle comprou a Sun, muita gente ficou preocupada
> e se perguntando o que aconteceria com o MySQL. O tempo passou
> e aparentemente não aconteceu nada tão drástico com ele.
>
> Porém, a gente usa outras pećas importantes da Sun, o ZFS e o
> DTrace, e após ler a notícia [1] eu fiquei meio preocupado, se não
> houver mais ZFS nem DTrace abertos, como ficará o suporte a
> esses caras dentro do FreeBSD?
>
> [1] http://www.katonda.com/news/solaries-no-more-free-open-solaris-may-die/936/2010

Realmente, se a Oracle trocar a licença desses sistemas (não sei se
entendi bem, mas parece que a CDDL permite isso) para uma mais
restritiva o FreeBSD vai ficar parado na versão 14 do ZFS pra sempre por
exemplo =/

Mas se a Oracle quiser integrar essas tecnologias no Linux vai ter que
deixar sob a GPL, e se não for a v3, creio que o FreeBSD ainda poderá usar.

Acho que só nos resta esperar mesmo pra ver no que vai dar.