[FUG-BR] ZFS

Mario Augusto Mania m3.bsd.mania em gmail.com
Sábado Abril 3 15:08:18 BRT 2010

Bem, vamos lah:

> O HammerFS parece fantástico! Eu não conhecia, o que é uma pena...
> Existe previsão de portá-lo para o FreeBSD algum dia? Seria possível?

R: Veja, praticamente qualquer codigo pode ser portado, ainda mais
sabendo que o dfbsd vem do freebsd. É só uma questao do pessoal
agarrar hehehehe.

> A propósito, embora eu tenha lido alguns artigos falando do fork do freeBSD
> gerando o DragonFly BSD, não entendi realmente qual a razão de tal fork, o
> que os diferencia?

R: A razao do fork eh que o Matthew Dillon nao gostou muito do
"futuro" do FreeBSD diante das mudancas propostas para a versao 5.X em
diante, entao ele fez um fork no 4.8 e comecou o dfbsd, basicamente a
ideia é ter um SO leve como era o 4.X (ahhhh que saudade do 4.7 e 4.11
hehehehhe).

> Aquilo que é desenvolvido lá (no DragonFly) pode ser usado pelo freeBSD? E
> vice-versa?

R: Em tese, jah respondi na numero 1.

> Alguém já testou o DragonFly?

R: Sim, e gostei muito hehehehe. To louco pra por em producao, acho q
vou fazer isso na minha empresa.

m3