[FUG-BR] BSD em Netbook

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Abril 6 16:15:32 BRT 2010

Em 6 de abril de 2010 15:48, Cleber Alves Nascimento
<cleber em bsd.com.br> escreveu:
> Aqui comigo o FreeBSD 8.0 funcionou 100% no Acer Aspire One reconhecendo
> todo hardware.
> NetBSD 5.0.2 ficou 100% depois q atualizou a bios do netbook para a ultima q
> tem no site da Acer.
> OpenBSD 4.6 ficou 100% tb depois da atualização.
> DragonFly 2.4.1 não instalou.

Bah! Dragonfly, tive nem vontade de usar (mentira, tive, mas tb nem instalou).

Quando você fiz TODO o hardware, isso quer dizer, inclusive, a webcam?

> HP Mini, FreeBSD não reconhece placa de rede quando liga fora da tomada, ou
> seja, pra usar a msk0 tem q estar na energia da tomada, wireless (broadcom)
> o driver ainda esta na gambilinaria do desenvolvimento, acho q no CURRENT
> deve estar funfando.

Isso deve ocorrer porque o wireless é USB. Eu já notei que alguns
notes quando não estão na tomada a USB fica sem energia, mas quando
estão na tomada, a USB continua passando corrente. O meu, por exemplo,
se está desligado da tomada, o led do mouse fica desligado. Se ligado
na tomada, o led fica acesso, indicando claramente que tem alguma
coisa aí (só não indica claramente o que é, mas muito provavelmente é
o que eu falei).

Como hoje em dia muitos fabricantes utilizam hardware USB interno
(wireless, por exemplo), depende do sistema operacional detectar o
hardware e ativá-lo automaticamente. Nem todo OS faz isso.

> Nem OpenBSD nem NetBSD reconhece nada nele, só serve se for pra usar um
> adaptador xingling ralink usb ou mesmo um huawei e156b 3g.

Eu tive um AmazonPC que vinha com uma broadcomm. A solução? Abri o
bicho, perdi a garantia, claro, mas coloquei uma Atheros nele.
Funcionou 100%.

Pablo Santiago Sánchez
phackwer em gmail.com
(61) 9975-0883