[FUG-BR] mais uma do free 8

Sexta Abril 9 10:24:38 BRT 2010

Pessoas,

Para atualizar a discussão, desta vez tem boas notícias, desculpem o email
longo:

Vi pela internet a fora o pessoal reclamando de alguns servidores que usam a
controladora LSI e o driver mpt, já que alguns modelos desta controladora
não possue o cache de gravação ativado por padrão, por se tratar de uma
controladora mais simples.

No IBM não tem como ativar o cache pela BIOS e muito menos pelos utilitários
que vem no servidor.

Então, instalei um utilitário [1] para ver o status do RAID da controladora
deste servidor (IBM 336):

De fato, ele me informava  o Write-Cache do volume como disabled:

#mptutil show volumes
mpt0 Volumes:
  Id     Size    Level   Stripe   State  Write-Cache  Name
     0 (   68G) RAID-1          DEGRADED   Enabled

Porém me dá a opção de ativar o cache do volume:

#mptutil volume cache 0 enable

#mptutil show volumes
mpt0 Volumes:
  Id     Size    Level   Stripe   State  Write-Cache  Name
     0 (   68G) RAID-1          DEGRADED   Enabled

Voltei a deixar o write-cache como disabled, mandei refazer o rebuild do
RAID na BIOS(para gerar I/O) e rodei o dump/restore local. Ele voltou a
apresentar o travamento que relatei no início(estou sem o BGP ativo).

Reiniciei o servidor e ativei o volume,  voltei a rodar o script de backup,
fazendo  desta vez 2 DUMP, 1 local e 1 via rede usando a bge0(para verificar
se o driver de rede tem problemas).

O servidor não travou até então, mesmo refazendo o rebuild:

(mpt0:vol0:0): Volume Settings Changed
mpt0:vol0(mpt0:0:0): Settings ( Member-WCE Hot-Plug-Spares )
mpt0:vol0(mpt0:0:0): Using Spare Pool: 0
mpt0:vol0(mpt0:0:0): 2 Members:
      (mpt0:1:0:0): Primary Online
      (mpt0:1:1:0): Secondary Out of Sync Online
mpt0:vol0(mpt0:0:0): RAID-1 - Degraded
mpt0:vol0(mpt0:0:0): Status ( Enabled Re-Syncing )
mpt0:vol0(mpt0:0:0): Low Priority Re-Sync
mpt0:vol0(mpt0:0:0): 124658751 of 143364060 blocks remaining
mpt0:vol0(mpt0:0:0): Volume Status Changed
[...]

Em alguns dias vou voltar o BGP e  vou testar se vai travar a rede e se a
sysctl net.inet.flowtable.enable vai ajudar a resolver.

Já ví aqui na lista alguns reclamando de performance de algums modelos de
controladora que alguns Dell tem onboard, talvez seja LSI e seja um caso
parecido com o meu.

O detalhe é que um servidor inferior a este (IBM 335) tem outro modelo de
LSI que tem cache de gravação habilitado... mesmo tendo discos de 10K, a
performance é superior devido a isto.

No mais, desculpem pelo email longo e obrigado pela ajuda até então!

[1]: http://www.mail-archive.com/freebsd-stable@freebsd.org/msg102576.html