[FUG-BR] Ipfilter + squid + apache

Rafael Chagas Pelegrineli rafpelegri em yahoo.com.br
Sexta Abril 9 14:53:31 BRT 2010

Boa tarde,
É minha primeira vez na lista e espero não estar fazendo nenhuma pergunta
estúpida, mas procurei no google e não achei o que preciso.
Estou configurando um gateway na empresa e decidi colocar um FreeBSD 7.2,
estou gostando deste sistema e tenho experiencia com Linux.
Até então tudo bem. Instalei e configurei. Squid ok. Apache ok. Mas ao
tentar acessar o servidor na porta 80, para acessar o apache, percebi que
ele passa pelo squid, sendo direcionado para a porta 3128. Até entendo o
porque: tenho no ipnat.rules a regra: "rdr rl0 0/0 port 80 -> 127.0.0.1 port
3128".
Significa que tudo que for para 0/0 para porta 80 direciona para 127.0.0.1
porta 3128.
Como digo para o ipfilter (ipnat) para que o que for para o ip 172.16.1.1
(IP interno do servidor) ou 201.XXX.YYY.ZZZ (IP externo do servidor, caso a
conexao venha de fora) acesse o apache na porta 80 e não seja direcionado
para 3128?
No google descobri que o pessoal resolvia mudando de ipfilter para pf ou
ipfw, mas não acredito que não tenha solução para o ipfilter. No iptables no
linux funcionava bem.
Ajuda ae galera.

--
Rafael Chagas Pelegrineli