[FUG-BR] BGP com QUAGGA

Christopher Giese - BSDUX bsdux em bsdux.com.br
Segunda Abril 12 05:57:24 BRT 2010

Bom dia

Vou responder em seu email:

Em 10/4/2010 21:25, Clynton escreveu:
> Caros Colegas.
>
> Estou com duvidas  de como configurar o Quagga + bgpd.conf, ate o momento
> esta funcionando mas acredito que esteja algo de errado em minha
> configuração.
>
> Instalei o quagga e configurei  no /usr/local/etc/quagga/bgpd.conf as
> configurações de bgp, no arquivo /etc/rc.conf configurei  o ip para Wan e
> Lan e Loopback, e começou a receber as rotas bgp,

VC recebe Full routing ???

> pois bem, quando executei
> um teste de ping para fora não obtive sucesso, neste momento configurei uma
> rota default apontando para o ip da operadora, e apartir desde ponto começou
> a pingar.
>
> Minha duvida é a seguinte:
>
> 1-Preciso configurar no rc.conf os ips para as ethernet ou posso configurar
> no arquivo zebra.conf.

Sim sim... podes utilizar o zebra.conf para rotas estáticas que precise
fazer (exemplo... multi hop)

> 2-Com BGP eu preciso configurar rotas default? No post do quagga diz para
> desativar rotas default, o que devo fazer para que funcione sem rotas
> default.

Negativo... pelo que entendi vc recebe uma full routing (isto mesmo ???)
Se vc usar rota default... ela só vai ser usada em caso de rotas que o
BGP não lhe "ensinou"... e em tese o BGP deveria lhe ensinar tudo (quase
tudo) o que precisa :)

> 3-Tenho uma classe de ips/20, como faço para que /21 saia por um link e
> outro /21 saia pelo outro.

Precisa quebrar a sua "network".... para divulgar a mesma e depois
controlar via ACLS...

network xxx.xxx.xxx.0/20
network xxx.xxx.xxx.0/21
network xxx.xxx.xyy.0/21

ip prefix-list xxx.xxx.xxx. seq 5 permit xxx.xxx.xxx
ip prefix-list xxx.xxx.xyy seq 5 permit xxx.xxx.xyy

> Desde já agradeço a todos da lista, se puderem me ajudar, agradeço.

Numa visão macro:

Esta recebendo Full Routing ?
Esta divulgando suas classes ?
Esta tendo os controles via ACL ?
Esta fazendo pbr´s de saida ?

Pelo que notei... vc parece ser iniciante em BGP (desculpe se estiver
enganado)..... eu indicaria fortemente vc ler algumas documentações a
respeito..... e tb montar alguns labs com o gns3.....
Pois se utilizar seu ambiente "quente" como lab, pode fazer com que
operadoras CORTEM sessoes bgp com vc, em caso de muitas quedas nas sessoes

http://www.ietf.org/rfc/rfc1771.txt
http://www.bgp4.as/
ftp://ftp-eng.cisco.com/pfs/seminars/NANOG27-BGP-Intro.pdf
ftp://ftp-eng.cisco.com/pfs/seminars/NANOG32-BGP-Multihoming.pdf
ftp://ftp-eng.cisco.com/pfs/seminars/NANOG33-BGP-Troubleshooting.pdf
http://showipbgp.com/
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter17/Tutorial-BGP.pdf
http://www.apricot.net/apricot2004/doc/cd_content/23rd%20February%202004/05%20-%20MTF%20-%20BGP%20Introduction%20and%20Deployment%20for%20Services%20-%20Philip%20Smith/APRICOT2004-BGP00.pdf

http://www.academ.com/nanog/feb1997/BGPTutorial/index.htm
http://penta2.ufrgs.br/redes296/cidr/tutorial.html
http://www.ittc.ku.edu/EECS/EECS_800.ira/bgp_tutorial/