[FUG-BR] BGP com QUAGGA

Segunda Abril 12 07:10:20 BRT 2010

> 1-Preciso configurar no rc.conf os ips para as ethernet ou posso
> configurar
> no arquivo zebra.conf.

Se você tiver o daemon zebra rodando pode configurar no zebra.conf, o daemon
zebra é que faz a comunicação quagga -> kernel do sistema.

> 2-Com BGP eu preciso configurar rotas default? No post do quagga diz para
> desativar rotas default, o que devo fazer para que funcione sem rotas
> default.

depende...
vai depender do seu cenário... se você tiver ip´s legados da operadora e
dependendo da sua política de roteamento, pode precisar de rota default ou
de PBR.. você pode ter uma operadora como preferencial e deixar defaultroute
para outra, afim de fazer redundância e não precisar receber fullrouting da
2a..
enfim, vai depender muito do cenário.

> 3-Tenho uma classe de ips/20, como faço para que /21 saia por um link e
> outro /21 saia pelo outro.

anuncie o /20 para os 2, o /21 mais específico para a que tenha preferência.

Cuidado ao ficar configurando BGP em ambiente de producao com operadoras,
reiniciar em excesso as sessões pode levar seu prefixo a receber penalidades
internet a fora e ficar inacessível durante várias horas para aquelas que
ativam a opção dampened-paths(quase 100%) :)

Dá uma procurada no histórico da GTER, tem dicas interessantes lá sobre BGP.