[FUG-BR] RES: RES: Link dedicado

Segunda Abril 12 22:37:47 BRT 2010

x.25 é um protocolo que cobre a camada física, de dados e de rede do modelo
OSI.

Fisicamente falando, a operadora faz a mesma instalação que a gente está
acostumado a ver em qualquer lugar:

Um modem na dependência do cliente e dele normalmente um conector V.35
fêmea. O cliente conectará o roteador, que terá um conector V35 macho ao
modem.

Depois o cliente configurará o protocolo de enlace da serial ligada ao modem
como X.25 e depois configura logicamente as informações  do x.25 (x121
address, VC's, etc etc). A diferença está aí, estas informações seriam, de
modo grosseiro, como  o endereço IP de uma rede TCP/IP.

Este é o motivo que não dá para ligar a COM1 do PC direto na V35(mesmo
usando adaptadores DB9 ou DB25 -> V35 que vende no mercado), a sinalização
elétrica da v35 não tem adaptação para o PC.

Caso o cliente não tenha roteador, ele pode usar uma placa pci serial
síncrona(como a pc300 da cyclades), que vai fazer o computador "falar"
fisicamente a sinalização elétrica usada, além de ter que rodar um driver
que converse logicamente o protocolo X.25

Corrigindo 2 coisas no email anterior que eu enviei:

1 - Em uma mensagem[1] minha de 4 anos atrás aqui mesmo na FUG, informei que
a PC300 não tem suporte a X.25 pro freebsd, então se quiser seguir por este
caminho, vai ter que usar Linux com Kernel velho.
2 - Provavelmente você vai usar o x.25 para TEF e em alguns casos as
empresas que vendem o software de integração só homologam [2] e [3] cyclades
e não dão suporte para cisco.

[1]: http://www.mail-archive.com/freebsd@fug.com.br/msg17552.html
[2]: http://www.mail-archive.com/redewan@yahoogrupos.com.br/msg00572.html
[3]: http://eng.registro.br/pipermail/gter/2008-December/020885.html