[FUG-BR] Redundância BGP

Terça Abril 13 10:20:16 BRT 2010

Paulo escreveu:
> Pessoal.
>
> Por exemplo, tenho dois blocos de duas operadoras diferente, é possível que
> os clientes da operadora A saia pela B e clientes B saia pela A em caso de
> falha em algumas dessas operadoras, sem nat? Seria uma forma de redundância
> caso um das operadoras fique fora e os serviços que rodam nos clientes nao
> pare e saia com seu verdadeiro IP, sem uso de nat. Já uso BGP.
>
> Isso é tudo.
> Paulo

Dois blocos de duas operadoras? Se os blocos não são seus não pode não.
Tem BGP sem CIDR proprio? Incomum. O CIDR tem que ser seu e o BGP
estabelecido deve ser pra anunciar as rotas e politicas acerca desse seu
bloco (e receber, opcionalmente, as rotas dos peers), ai você vai
conseguir o que quer. Com bloco das operadoras elas você deve convencer
ambas a atuar apenas como transito e "emprestar" o bloco pro seu ASN
(que espero seja valido, e não um ASN reservado/falso). Esse "emprestar"
é técnicamente simples mas você não vai convencer rápido eles a fazerem
isso.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.