[FUG-BR] Redundância BGP

Quinta Abril 15 12:01:46 BRT 2010

> Patrick,
>
> Já tenho CIDR e BGP.Mas a idéia dessa redundância poderia causar problemas,
> já que um link tem (A)40MB outro (B)80MB. Assim penso: Se o AS da operadora
> A for mais 'comum'(utilizado) do que a operadora B, posso ter problema de
> ter uma grande quantidade de trafego entrando, passando pelo operadora A até
> meu roteador, destinado aos serviços da rede B. Isso saturaria meu link.
> Como não consigo filtrar o que está 'entrado', terei um link de 80MB mais
> ocioso que o de 40MB.
>
> Isso confere ou viajei?

Mais ou menos.

Ter um AS não é apenas declar o ASN no BGP e anunciar o CIDR. Ter um AS
é sinônimo de realmente ser autônomo em suas decisões de roteamento.

Assim sendo, eu costumo dizer que Engenharia de Tráfego é a oitava arte.

Sendo autônomo você escolhe o que, preferencialmente entra pelo seu link
B e o que entra pelo A. Isso pode ser tanto por rede sua quanto por AS
ou prefixo remoto. É feito com prepend do seu proprio ASN no as-path pra
aquela rede ou origem.

A ideia simples é jogar parte (com prepend) do seu CIDR por um link e
outra parte por outro, sem excluir o caminho secundário para sempre ter
redundância.

A ideia mais "a arte por tras da engenharia" é escolher por qual entrada
um trecho da internet chega. Por exemplo colocar o ASN do Google
entrando pelo link B, do UOL pelo link A, do Yahoo pelo A, Embratel pelo
B, globalcrossing pelo B e ai deixar o resto do mundo escolher o melhor
as-path.

Dependendo da sua upstream pode ser necessário usar communities pra eles
repassarem essas suas definições em trânsito pros upstream deles. Outras
simplesmente repassam tudo em transito.

Enfim, seu receio so faz sentido no "comportamento padrão". Ou seja se
você deixar seu BGP abandonado, funcionando a deus dará, certamente
corre o risco.

E é incrível a "coincidencia" como a operadora com mais link que a gente
contrata (normalmente motivação financeira) tende a ter o pior as-path
sempre hehehe.

Mas se voce intervir ativamente nas suas decisões de tráfego, não
deixando seu BGP orfão de administração, você resolve o problema.