[FUG-BR] Redundância BGP

Quinta Abril 15 07:21:40 BRT 2010

A pergunta não é pra mim mas aí vai.

Para o tráfego de saída, use alguma técnica de PBR(route-to do pf, setfib,
etc).

Para o tráfego de entrada, você pode divulgar uma rede mais específica(a que
tem mais tráfego de entrada) para a operadora B, dando grande chance desta
rede voltar por ela.

Ex, /20 para A e B(redundancia)
a rede /24 que tem mais volume para a B

Outra opção é fazer prepend, deixando o caminho de uma rede mais longo por
uma operadora, porém não é garantido que funcione, pois outro AS que esteja
na mesma operadora pode acabar continuar usando-a para chegar ao seu link.

Com base nisto e em análises com netflow + informação de AS(tem plugins para
cacti/ntop que informam isto, bem como soluções comerciais), você vai
conseguir um cenário de quais blocos + AS mais usados tanto para tráfego de
entrada e saída e vai poder afinar seu cenário BGP.