[FUG-BR] Reparticionamento de disco

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Abril 23 20:40:46 BRT 2010

Boa noite Rodrigo.

Em que formato está a sua partição?

MBR é até fácil alterar o tamanho... depois basta um growfs para
redimencionar o filesystem, e você pode usufruir da nova capacidade...

Porém com GPT, a coisa complica um pouco.

Eu tenho acompanhado uma discussão sobre um patch para
redimencionamento em GPT na lista do freebsd, porém é tudo bem
experimental ainda.

2010/4/23 Rodrigo de Oliveira Gomes <akada em uol.com.br>:
> Senhores,
>
> Boa noite!
>
> Por favor, preciso da seguinte ajuda de vocês! :-)
>
> Tenho um disco de 750GB (/dev/ad1), nele existe uma única partição de
> 500G. A aplicação que está utilizando essa partição está consumindo o
> espaço disponível com uma velocidade maior do que eu esperava. Sendo
> assim, preciso aumentar o tamanho dessa partição, mas não gostaria de
> perder os dados existentes nela.
>
> Existe alguma ferramenta no FreeBSD que eu consiga reparticionar
> (aumentar) uma partição existente sem perder os dados contidos nela?

> [...]

Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP