[FUG-BR] Reparticionamento de disco

Rodrigo de Oliveira Gomes akada em uol.com.br
Sexta Abril 23 20:22:17 BRT 2010

Senhores,

Boa noite!

Por favor, preciso da seguinte ajuda de vocês! :-)

Tenho um disco de 750GB (/dev/ad1), nele existe uma única partição de
500G. A aplicação que está utilizando essa partição está consumindo o
espaço disponível com uma velocidade maior do que eu esperava. Sendo
assim, preciso aumentar o tamanho dessa partição, mas não gostaria de
perder os dados existentes nela.

Existe alguma ferramenta no FreeBSD que eu consiga reparticionar
(aumentar) uma partição existente sem perder os dados contidos nela?

Exemplo... Tenho uma partição de 500G em um disco de 750G. Gostaria que
a partição utilizasse os 750G. Alguma dica?

Obrigado,

Atenciosamente,

Rodrigo Gomes