[FUG-BR] OFFTOPIC - NAS ou iSCSI no Freebsd para file server

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Agosto 6 16:25:20 BRT 2010

Boa tarde Leonardo.

2010/8/6 Leonardo Augusto <lalinden em gmail.com>

> Ola Rafael,
>
> Obrigado pelos comentarios.
>
> Bem, eu vi que fala no livro "freebsd o poder dos servidores em suas
> maos" do Denis Augusto um capitulo sobre iScsi no bsd com um port para
> iscsi o /usr/ports/net/iscsi-target, que segundo o autor foi portado
> do netbsd.
>
> Esse do ports do freebsd nao é estavel e utilizavel a nivel de producao ?

Eu tive péssimas experiências com o port do iSCSI do NetBSD em produção. Ele
funcionou bem, enquanto estava utilizando apenas 1 initiator... a partir do
segundo, o file system corrompe.

> Essa solucao do opensolaris me parece atraente.
> Mas depois que a oracle comprou a sun, tenho medo de tudo que era da
> sun, do opensolaris, do java... de tudo.. ate do mysql to
> com medo. Pq pelo que conheco da oracle, é questao de tempo para eles
> ferrarem com tudo.
>
> Tenho a mesma opnião... por isso estou investindo certo esforço para
contribuir para o projeto do Aoyama.

Eu recomendo você puxar ele, e testar por você mesmo. Não tive experiências
ruins até agora (tirando apenas um problema de autenticação usando o iSCSI
Initiator da globalSAN para Mac OS).

Bom, mas independente da solucao a rede pra trafegar o iscsi deve ser
> gigabit correto ?

Exato, quanto mais veloz a rede, melhor. Maior banda, e menor latência,
melhor será o desempenho do seu trafego.

Porém, eu utilizo em minha casa, com rede de 100mb, e apenas 1 initiator, e
funciona normalmente, consigo assistir videos, entre outras coisas.