[FUG-BR] Balancear saída BGP

Paulo paulo.gitch em gmail.com
Sexta Agosto 13 09:28:03 BRT 2010

Senhores,

Apesar de ser um pouco off, preciso de ajuda e opinião de vocês. Tenho um
ambiente onde o router R1 tem sessão BGP com R2 e R3. No R1 tenho duas 3
redes, por exemplo, 170.0.1, 170.0.2 e 170.0.3, gostaria de fazer com que
duas dessa rede saia pelo R2 e a outra pelo 3. Como estou em um ambiente de
testes, tenho controle sobre os 3 AS. Meu ambiente roda freebsd + quagga.

No R1 fiz um route-map para os 2 neigbor, assim:

neighbor R2 route-map rota-200 out
neighbor R3 route-map rota-300 out

ip prefix-list out-200 seq 1 permit 170.0.1.0/24
ip prefix-list out-200 seq 1 permit 170.0.2.0/24
ip prefix-list out-300 seq 1 permit 170.0.3.0/24

route-map rota-200 permit 10
match ip address prefix-list out-200

route-map rota-200 permit 20
match ip address prefix-list out-300
set as-path prepend 100 100 100

route-map rota-300 permit 10
match ip address prefix-list out-300

route-map rota-300 permit 20
match ip address prefix-list out-200
set as-path prepend 100 100 100

Com essa configuração consigo apenas estabelecer a volta, pois publico as
rotas para R2 e R3 com o caminho mais longo, logo ele pega a rota onde o
'path' é menor.

Qual a melhor forma de balancear a saida? Tenho dois link com operadoras
diferente e preciso distribuir a rede para ambas.
Obs: Nos testes nao utilizo default gateway.