[FUG-BR] ZFS será mantido livre

Sexta Dezembro 3 16:57:23 BRST 2010

"aparentemente" podemos perder o temor de que a Oracle 'feche' o ZFS,
pelo menos a contar com a notícia seguinte:

"Os desenvolvedores do GNU responsáveis pelo GRUB anunciaram que
importaram para o projeto o código de suporte ao sistema de arquivos
ZFS que foi originalmente distribuído pela Oracle no Solaris –
oferecendo assim suporte ao ZFS nas demais plataformas em que o GRUB
opera.

Os responsáveis pelo ato explicam sua opinião sobre este código
distribuído originalmente pela Oracle estar necessariamente coberto
pela GPL e isento de riscos de ações relacionadas a patentes da Oracle
contra seus usuários, com base em sua conclusão (mesmo na ausência dos
requisitos que o projeto usualmente exige para isso) de que oa Oracle
se colocou sob as condições da GPL quanto ao uso de patentes que cubram
as funcionalidades deste mesmo código.

O anúncio não menciona qualquer confirmação da Oracle sobre a
propriedade do código em questão, as patentes relacionadas ou mesmo a
incorporação do código ao GRUB mainline. (via lwn.net)"

houve uma outra noticia (esqueci onde li) de que a Debian estava
incluindo o suporte ao ZFS na distribuição - possivelmente a primeira
distribuição Linux a suportar ZFS. Não acredito que viessem a fazer
isso se houvesse qualquer possibilidade da Oracle "fechar" o ZFS.

acho que pelo menos no ZFS podemos deixar só um olho aberto ;)

--
 saudações,
 irado furioso com tudo