[FUG-BR] RES: Problema com rede (no buffer space)

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Dezembro 14 18:05:15 BRST 2010

On Dec 14, 2010, at 5:10 PM, Frederico Terra Boechat wrote:

> Pelo que eu pude reparar basicamente as Via e Realtreko tem o buffer MUITO
> pequeno, e as 3Com Pequeno.
>
> A maioria das placas de rede gigabit já tem buffer maores e dependendo do
> tráfego de rede já resolvem esse problema especificamente.
>
> Acredito eu que quem nunca teve problemas com 3com é por não ter o tráfego
> de comportamento tal que estoure esses buffers.
>
> This is my point of view.
>
> Frederico Boechat

Ola,

Em alguns casos (senão em todos), aumentar o tamanho da fila das interfaces ethernet (sysctl net.link.ifqmaxlen) que tem por default o valor de 50 também ajuda.

Se não me engano esse sysctl só esta disponível no 8-stable (que é o código que vai gerar o 8.2-release) e esse sysctl precisa ser setado no /boot/loader.conf pois vai ser utilizado pelo kernel no momento de adicionar a interface de rede (e configurar a fila...).

Luiz