[FUG-BR] Burst no dummynet???????????

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Fevereiro 5 09:46:41 BRST 2010

2010/2/5, Adailton Milhorini <milhorini em asdfsadasas.com.br>:
> Pessoal bom dia,
>
> estive olhando o man do dummynet no freebsd 8, e me deparei com a opção
> burst...
>
>   burst size
>              If the data to be sent exceeds the pipe's bandwidth limit
> (and
>              the pipe was previously idle), up to size bytes of data are
>              allowed to bypass the dummynet scheduler, and will be sent as
>              fast as the physical link allows.  Any additional data
> will be
>              transmitted at the rate specified by the pipe bandwidth.  The
> [...]

Adailton,

Nunca testei.... mas basicamente (lendo o manual):

Você vai criar essa regra burst e especificar a quantidade de dados
liberada no burst, com esse valor a regra vai fazer o seguinte:

- Se a regra esta em idle (nao recebe pacotes) a algum tempo ou se a
quantidade de dados recebida é inferior ao valor configurado os
pacotes passarão direto por essa regra (sem limitação);

- Assim que a quantidade de dados recebida atinge o valor configurado
a regra entra em ação e aplica o limite configurado.

Assim, me parece que com duas regras você consegue simular o burst do mikrotik.

Por exemplo uma regra normal para fixar um limite máximo (quando a
regra burst não esta atuando) e a regra burst com 200KB de "lambuja".

Enquanto o usuário fizer dowloads de arquivos pequenos (<200KB) e com
alguma pausa entre eles a regra burst não vai atuar e você vai ter a
regra simples atuando.

Assim que o usuário começar a fazer downloads maiores que 200KB a
regra burst entra em funcionamento e limita ainda mais a banda do
usuário.

Att.,
Luiz